A escolha de um logotipo é mais ou menos como se arrumar para um importante compromisso, escolhe-se as roupas, sapatos, tipo de cabelo e perfume adequados à ocasião. Pois bem, pensando nisso chegamos à conclusão que se deve realizar pesquisas de mercado, de público-alvo entre outras para se definir qual serão as melhores características para o Logotipo, uma vez que ele representará, mundo afora, sua empresa e seus serviços.
Não há uma regra básica para a criação, apenas parâmetros que devem ser seguidos para um resultado mais eficiente. Casos de sucesso podem ser observados no ranking das marcas mais valiosas do mundo em 2011:
Posição
|
Marca
|
Valor em bilhões (US$)
|
Variação em relação a 2010
|
1
|
Coca-Cola
|
71,861
|
2%
|
2
|
IBM
|
69,905
|
8%
|
3
|
Microsoft
|
59,087
|
-3%
|
4
|
Google
|
55,317
|
27%
|
5
|
GE
|
42,808
|
0%
|
6
|
McDonald's
|
35,593
|
6%
|
7
|
Intel
|
35,217
|
10%
|
8
|
Apple
|
33,492
|
58%
|
9
|
Disney
|
29,018
|
1%
|
10
|
Hewlett-Packard
|
28,479
|
6%
|
Veja o ranking completo AQUI
Logotipos devem ser simples, de fácil leitura e objetivos, nada de desenhos e tipografias cheias de detalhes e muitas cores, a intenção é a fixação da marca e não um turbilhão de informações capaz de embaralhar o cérebro humano.
Portanto, na hora de criar o seu logotipo procure profissionais qualificados para tal, sua marca deve fazer a diferença e agregar valor à sua empresa, atraindo clientes e parceiros para uma trajetória de sucesso. |